O ambiente escolar pode ajudar no aprendizado?

 

A educação contemporânea passa a acontecer num local lúdico, dinâmico e, principalmente, acolhedor e as preocupações, como manter as paredes coloridas e com ilustrações infantis, deram lugar a projetos mais adequados e funcionais às crianças e suas atividades.

A arquitetura e decoração nas escolas não são meros detalhes, mas partes fundamentais para aprender e desenvolver a autonomia. Além disso, outros fatores como acústica, iluminação e condição térmica devem fazer parte do projeto, pois a criança reage positivamente ao que lhe parece seguro e agradável.

A fachada elaborada é uma preocupação geral das escolas, mas todo o conjunto tem de ser lembrado. Logo na entrada, áreas cobertas, espaços amplos, bancos para sentar-se, mostram a preocupação em oferecer uma boa acolhida aos alunos e momentos de interação entre os pais. E o que pode ser trabalhado? A resposta é: simplesmente tudo! Teto, iluminação, paredes, corredores, banheiros, mobiliário… Sempre fazendo a escolha de materiais seguros, com cantos arredondados sem esquecer-se do lúdico do universo infantil.

Nas salas de aula, o projeto precisa proporcionar mobilidade transformando-as em espaços multiuso. Com as moradias cada vez menores e as crianças passando mais tempo nas escolas, esses ambientes precisam proporcionar mobilidade. Sendo assim, uma boa concepção arquitetônica transforma a escola num espaço estimulador e diverso, firmando o aprendizado, o pensamento e a socialização das crianças.

Enfim, a arquitetura e o design têm muito a oferecer em criatividade para esses espaços.

Clique aqui para ler mais dicas >>

Projeto de Arquitetura para Escola